Programa criança e adolescente protegidos chega à região de Cascavel 26/06/2019 - 16:00

Na manhã desta terça-feira, dia 25, a assistente técnica do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, professora Adriana Furlanetto, juntamente com o técnico pedagógico Pedro Litvin estiveram participando, com várias autoridades, da reunião de apresentação e lançamento do Programa Criança e Adolescente Protegidos, que também contou com a presença da desembargadora Lídia Maejima. A reunião foi realizada nas dependências do Fórum da Comarca de Catanduvas.
Também estiveram presentes o prefeito de Três Barras do Paraná, Hélio Bruning, a Secretária Municipal de Educação de Catanduvas, Ilda dos Santos, a juíza substituta, Dra. Cristiane Bonfim, além do representante do ministério público da comarca da Catanduvas, Gustavo S. Pereira, entre outras lideranças e profissionais dos setores envolvidos.
O Programa Criança e Adolescente Protegidos no Estado do Paraná visa garantir a carteira de identidade, por meio da coleta de impressões digitais por biometria, a todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública estadual e municipal do Estado do Paraná, assegurando os diretos de cidadania e fortalecendo a rede de segurança pública contra desaparecimentos. Estão incluídos no Projeto, adolescentes que cumprem medida socioeducativa e recém-nascidos em maternidades do Estado.
Lançado em abril de 2016, este projeto pioneiro no país vem sendo desenvolvido pela SEJU em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), além de outras Secretarias de Estado.
O objetivo do projeto é atender os municípios, assegurando os diretos de cidadania e fortalecendo a rede de segurança pública contra desaparecimento.